ATENDIMENTO AO VIVO



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

ANALISE FUNDAMENTAL DE UMA EMPRESA PARA INVESTIMENTOS

APRENDA A ANALISAR AÇÕES PARA INVESTIMENTOS LUCRATIVOS.

10 indicadores para uma análise rápida de ações

Postei no meu Instagram  uma análise rápida da EGIE3 para mostrar os principais indicadores que olho quando estou pré-filtrando ações para uma análise mais profunda. Neste post vou mostrar 10 indicadores para uma análise rápida de ações.
Siga o Perfil Investimento no Facebook e no YouTube
Vou mostrar somente os principais indicadores, mas eles não são os únicos, quando mais se analisar melhor você tem confiança na decisão que está tomando.
Além de analisar os indicadores também é necessário ler sobre a empresa, ler as apresentações de resultados, etc…
Vou citar os parâmetros que utilizo, mas cada investidor deve descobrir quais os valores que está mais confortável.
Vou usar o melhor site que conheço para fazer esse tipo de análise, o fundamentus.com.br
A ação selecionada para a análise é a EGIE3. Mas isso não é uma recomendação! Somente um exemplo.
Esse é a imagem do site fundamentus da EGIE3 no dia que escrevi este artigo(21/05/19)



Dados da EGIE3 no site fundamentus.com.br
Dados da EGIE3 no site fundamentus.com.br
Com base na imagem do site fundamentus, segue os 10 indicadores para uma análise rápida de ações.

1. Lucro Líquido: Positivo

Empresas são feitas para darem lucro. Portanto é essencial que o lucro líquido seja positivo. Você só recebe algo como sócio se a empresa for lucrativa.



2. Crescimento Receita: Positivo

Uma empresa que tem receitas crescentes têm mais chances de pagar mais dividendos e ter seu preço valorizado pelo mercado.



3. Dividend Yield(DY): maior que 6,00%

Eu invisto em empresas de dividendos para ter uma renda passiva no futuro. Para isso uso o mesmo valor que o Décio Bazin usou, acima de 6,00%.



Além do DY, é interessante verificar o Payout( razão entre lucros distribuídos e lucros totais) para verificar se ela não está pagando mais dividendos do que se tem de lucro. O Fundamentus não tem o payout.

4. ROE: maior que 15%

O Return on Equity (ROE), ou, traduzindo, Retorno sobre Patrimônio Líquido, mensura a taxa de retorno dos recursos aplicados na empresa por seus acionistas.



5. ROIC: Maior que 10%

ROIC é o retorno sobre o capital investido. Informa quanto de dinheiro uma empresa é capaz de gerar em razão de todo o capital investido, incluindo os aportes por meio de dívidas.



6. P/L: menor que o P/L do Ibovespa

Preço/Lucro é um dos principais indicadores para avaliar o preço de uma empresa. Ele mensura o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, através do recebimento do lucro gerado pela empresa, considerando que esses lucros permaneçam constantes.
Eu utilizo filtrar esse valor pelo P/L do IBOV, que você pode encontrar aqui. Na data de criação do artigo o P/L do IBOV está em 17,29



É interessante também comparar o P/L com a média histórica para saber como o P/L atual está em relação ao histórico da empresa, mas o P/L histórico não está disponível no Fundamentus

7. Liquidez Corrente: Maior que 1

Liquidez corrente mede a capacidade da empresa de pagar os seus compromissos de curto prazo somente com os seus ativos com maior liquidez. É o ativo circulante dividido pelo passivo circulante.



8. Dívida Bruta/Patrimônio Líquido: Menor que 1

Já a dívida líquida/patrimônio líquido é uma das principais formas de medir o endividamento das empresas de maneira geral. Quanto mais alto, maior o endividamento da empresa.



No caso a EGIE3 está com um valor maior 1. Mas é necessário comparar esse valor com os outros pares do setor. Pode ser que seja comum do setor que a empresa atua uma alta dívida.

9. Margem Liquida: Maior que 10%

Já a margem líquida é a divisão do lucro líquido dividido pela receita líquida. Basicamente é o que sobrou de cada R$ 1 que restou após todas as deduções de impostos, alíquotas e despesas provenientes da operação da empresa.



10. Volume médio (últimos 2 meses): 500.000

É necessário que uma ação tenha volume para que você possa negociá-la quando quiser.



Uso R$ 500.000 de volume diário para remover as com pouca negociação.

Conclusão

Não quer dizer que após a empresa passar por todos esses filtros ela é uma boa opção de compra. É necessário se aprofundar para entender melhor os produtos da empresa, com ela ganha dinheiro e seus diferenciais perante os concorrentes.
Os indicadores acima listados são apenas alguns que podem auxiliar na escolha.
Os valores utilizados nos indicadores acima são valores pessoais que eu utilizo. Vocês podem, e devem, escolher os valores que deixam vocês mais confortáveis na escolha das suas ações.
No exemplo acima, a EGIE3 só está um pouco fora no caso da dívida.
Abraços e sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário